PUBLICAÇÕES

Repostagem de: O Michael Jackson envolvido em polêmicas foi um; mas o astro que brilhou pelo mundo foi bem diferente



 
      Com tantas reportagens sobre Michael Jackson, não há muito mais a se falar. Porém, após tantos pedidos para que eu me pronunciasse a respeito da morte do artista e manifestasse minha opinião sobre ele, não me furto em deixar aqui registrado o que penso sobre Michael (vídeo). Agora que o fenômeno da música Pop,após bela homenagem, foi sepultado, considero ser este o melhor momento para externar minhas ideias.

     
    
       Michael se foi precocemente, com apenas 50 anos. Dissociando-o de todos os escândalos em que esteve envolvido, entendo que o cantor e dançarino foi capaz de marcar, pelo menos, duas gerações com hits como "Beat it" (assista ao vídeo, que na versão original tem um solo inesquecível do guitarrista Ed Van Halen), "Don´t stop to get enogh", "Thriller" e outros tantos. Sua música atingiu e se popularizou tanto nos condomínios mais badalados quanto nas favelas e regiões mais pobres do Brasil e do mundo, tornando-se moda e conquistando fãs ardorosos por todo o planeta, fazendo com que seus fãs imitassem seus passos, sua coreografia e seu visual. Isso é Globalização! Esta onda fez o cantor não somente ditar moda, como também o transformou em um ícone mundial.


     
      E este fato foi o X da questão na sua carreira. O cara se perdeu. Juntou-se a más companhias e não conseguindo lidar e trabalhar com esta notoriedade que sua trajetória o levou a alcançar, acabou se perdendo. Para se ter uma ideia, se o nome Michael Jackson for escrito no site de buscas, Google, seu mome será visto em 157 milhões de páginas. Para efeito de comparação,os Beatles são encontrados em 52 milhões de páginas. E citei os Beatles!

     
     
        Os mais novos não têm ideia da dimensão que a música do apelidado Rei do Pop atingiu. Ele chegou a vender mais de 750 milhões de discos em 40 anos de carreira. Não é exagero. REPITO: 750 milhões de discos. Mesmos os que são adeptos de outros estilos musicais, mas que gostam de boa música, sabem que nada do que ocorreu para que ele alcançasse esta fama foi por acaso.

      Sua parceria com o produtor norte-americano Quincy Jones (na foto abraçado com ele) nos álbuns Off the wall (1979) e Thriller (1982), mais os cenários de seus shows, a mescla muito bacana feita de rock, soul, r&b, rock, o casamento com o cinema nos clips em que atuava, além do estrondoso sucesso mundial, deixaram marcas visíveis até hoje. Não me aprofundarei na técnica das gravações mas reforço a ideia de que sua música foi capaz de fazer a ponte entre a essência do que é bom musicalmente e o que não é, conseguindo transformar em sucesso todos os seus projetos.
                                        


      Muitos da nova geração de artistas do hip-hop e r&b nos Estados Unidos, hoje consagrados, consolidaram suas carreiras através da inventividade e do talento do garoto que chegou ao sucesso com apenas 5 anos, ao lado de seus irmãos, ainda nos Jackson Five. A afirmação anterior comprova, indubitavelmente, o legado deixado por Michael Jackson na música pop mundial.

      Atualmente, nomes como Justin Timberlake ,Kaney West, Bruno Mars, Will.i.am (Black eye peas), Chris Bronw e até mesmo no passado recente, o grupo de pagode Molejo se inspiraram e copiaram o músico. Comparem o hit "ABC" dos Jackson Five com "Brincadeira de criança", dos pagodeiros.

      Todos os artistas referidos e muitos outros foram e são influenciados por Michael. Isso vai desde arranjos até passos de dança. Contudo, a "loucura" e a "insensatez" que marcaram a fase do declínio na carreira do artista são ignorados. Claro, ninguém quer cometer erros semelhantes em sua trajetória artística Seja, black or white"!

      Guardemos a lembrança de Michael usando suas luvas brancas em seus shows e exibindo todo o seu talento.


Link do site relacionado ao cantor: http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=115


Foto(s) relacionada(s):   Michael Jackson: Separando o joio do trigo    7 anos sem o grande nome da pop music    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar