PUBLICAÇÕES

Um músico Genioso mas Genial


  

  
     
      Em uma terra com tantos conflitos e dasavenças, por incrível que pareça, há espaço para a poesia. Compositor de primeira grandeza e músico de mesmo porte, George Ivan Morrison nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte, em 1945 e ficou mundialmente famoso com o nome artístico de VAN MORRISON.

      Embora seja conhecido pelo seu jeito irrascível e agressivo, ele tem uma magistral capacidade de compor canções belíssimas como "Have I told you", que ficou famosa na voz de Rod Stweart. Ao lado do texto, pode-se ver o vídeo em um show em Londres com Van cantando esta bela e romântica canção.

      Van Morrison sempre fez questão de agradecer a Rod e dizer que ele transfomou a canção em um standard. Apesar do seu difícil relacionamento com a Imprensa e por demonstrar certo desdém pelos jornalistas e pela crítica em geral, Van acaba por conquistar a todos com a qualidade e o valor inestimável de sua música. E impressiona por ser capaz de compor e escrever músicas tão sublimes, sendo tão áspero. Morrison, além disso, é politicamente engajado e não abandona seu lado contestador.

                                                   Polêmico e espiritualizado

      Sabe a canção “Gloria”, gravada pelo grupo também irlandês U2? É dele. Van Morrison dedicou-se desde muito cedo à música porque seu pai colecionava discos de jazz e sua mãe era cantora. Seu trabalho é muito sério, com uma certa natureza espiritual, combinando elementos de R&B,jazz,folk e música celta, aliados a uma excelente musicalidade.

      Muitos podem achar que não conhecem o som do cara. Mas, possivelmente, estão cometendo um equívoco. Sabe a ótima levada folk "BROWN EYED GIRL"? É dele também. Dono de uma famosa voz rouca inconfundível, Morrison já lançou 34 álbuns durante a carreira. Seu último álbum foi "MAGIC TIME", de 2005.

      Em 1990, Van esteve presente no fantástico espetáculo The Wall, produzido por Roger Waters, em Berlim, com outros convidados, entre os quais o grupo de rock alemão Scorpions. Dono de uma personalidade forte e séria, declinou do convite para participar da festa de posse do presidente americano George Bush, no primeiro mandato. Viu bem cedo o mal que estava por assombrar o mundo.

      Antes de se tornar um bem sucedido artista solo, Van Morrison fez parte, de 1963 a 1966, do grupo Them. Morrison entrou no Rock and Roll Hall of Fame em 1983. Não lebraram dele ainda? Então, vejam o clip abaixo. Vale a pena! Apesar de genioso, o cara é mesmo genial.


Foto: Divulgação


Foto(s) relacionada(s):   Van Morrison é genial e ao mesmo tempo genioso    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar