PUBLICAÇÕES

O poder da música na sociedade




     A música é a principal arte do mundo (e olha que ele é grande). Desde os índios, até as cidades grandes, a música é em especial uma forte presença artística na cultura. Tem coisa boa e ruim. Mas quem sou eu para tecer comentários sobre o que é bom ou ruim, musicalmente? O fato é que ela está aí e ninguém vive sem ela. O problema é este.
   
  
   
     Cantar uma canção provoca um efeito poderoso em uma pessoa. Ao cantar, Você pode, por exemplo, sofrer e gerar diversas reações emocionais : Raiva, tristeza, nostalgia e alegria são sensações que aparecem nos ouvinte de músicas. Essas sensações, quando contidas em várias pessoas, podem gerar engajamento social. A música presente no vídeo acima tem mais de 30 anos e mostra bem como podemos nos considerar na sociedade atual, diante de tantos escândalos na nossa política. Alguns bons exemplos são os movimentos punk, emotivo, alternativo e grunge. Todos esses movimentos buscavam uma melhora na qualidade e liberdade de expressão e de vida.

     Dessa forma, a música pode ser considerada uma das artes que mais impacta a nossa sociedade como é hoje. Exatamente por causa disso, muitas mídias escolhem monopolizar o mercado de música no mundo. Se há décadas a principal vilã era a censura, estamos enfrentando um outro problema agora: a alienação. Existe um controle do que vai ou não fazer sucesso. Se somarmos isso ao descaso pela qualidade da música de hoje em dia no nosso país, especialmente para as classes menos favorecidas economicamente, poderemos observar um declínio cultural.


Veja também mais sobre o gruge no
http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=672


Foto(s) relacionada(s):   A música influencia atitudes e tudo o que você imaginar    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar