PUBLICAÇÕES

Os 10 cds de Rock and Roll que eu recomendo


           Embora seja apreciador de diversos estilos musicais, preferi me focar naquele no qual tenho mais conhecimento e que acompanho mais de perto: o Rock and Roll
                                                                      
           O critério que utilizei para a seleção dos trabalhos citados está no impacto causado por ocasião de seus lançamentos, na contextualização vivida na época, nas influências geradas em trabalhos posteriores dos mais diversos artistas e, acima de tudo, a abordagem do conceito do estilo em sua essência.

           Foi uma tarefa árdua! É importante ressaltar que álbuns excelentes de grandes bandas e artistas não foram esquecidos ou ignorados. Eles estão ausentes apenas porque não pretendia execeder o número (10) que estipulei. Importante salientar que os cds não estão em ordem de preferência.

           São eles:

           Radiohead - OK computer

          

           Neste álbum, Thom York confirma ser o maior letrista do rock surgido após a morte de Kurt Cobain. Neste ano, o álbum completa dez anos de lançamento. Em OK Computer, há uma reunição de canções de belezas incontestáveis, com letras profundas, impactantes e com arranjos muito bem feitos. Destaque para "No Alarms" e "Karma Police".

           O uso de sintetizadores é preciso e o flerte com a música eletrônica é devidamente adequado. Foi possível se notar ali que novos tempos estavam surgindo com o avanço tecnológico sendo uma forte ferramenta para transmitir mensagens e pensamentos inteligentes.

          Pode ser um pouco depressivo na primeira audição mas esta idéia é errônea. Captando-se o sentido do trabalho é capaz do cd ficar gasto de tanto se ouvir.

           Led Zeppelin - (The song remains the same)

          

           Lançado em 1976, mostra toda o talento e a força do Led (uma das maiores bandas de todos os tempos). Tem, na minha opinião, a música que representa tudo do conceito do estilo musical e que possui um nome mais do que apropriado: "Rock and Roll".

           Álbum duplo, não bastasse esta música, há no disco, ainda, Moby Dick (solo histórico do finado John Bonham), a famosa "Stairway to Heaven" e a vigorosa "Whole Lotta Love". O belo vocal de Robert Plant é acompanhado de músicos espetaculares que sabiam bem onde queriam chegar. Em poucas palavras: Este disco é uma covardia!

           Nirvana - (Nevermind)

                                                                                      

           Trabalho que confirma toda a genialidade de Kurt Cobain e sintetiza de forma magistral o conceito de atitude, vanguardismo e letras convincentes e inteligentes. Nevermind tomou o mundo de assalto, varreu a mesmice e reinventou o rock no início dos anos 90. Produção muito bem feita por Butch Vig que soube trabalhar competetentemente com uma banda vinda de uma cidade do fim do mundo, no interior do noroeste americano e que surgiu para mudar o rumo do rock.

           Daí saíram "Come as you are", "Smells like teen Spirit" e "In bloom", que marcaram minha geração. Para os fãs do Grunge e Rock, tornou-se uma referência e é um prato cheio do bom rock and roll. É simples, visceral.

           Jimmy Hendrix - (Are you experienced)

          
          
           Foi o disco de estréia de Hendrix, em 1967. E que estréia! Há clássicos como "Hey Joe", "Fire", "Purple Haze" e "Stone Free". Nele, Jimmy transgride todos os conceitos vigentes com o som de sua guitarra e sua psicodelia, chegando ao estrelato e mostrando que o rock and roll não seria mais o mesmo após sua (Jimmy) aparição. Atinge, como músico, um nível de excelência jamais alcançado na história em termos de virtuosismo e inventividade.

           Deixou na memória de todos a imagem do show no Festival de Woodstock em que usa o barulho causado pela distorção de sua guitarra para compará-lo ao barulho das armas usadas pelo exército americano na canificina da Guerra do Vietnã, que chocou o mundo.

           Legião Urbana - (Legião Urbana)

          

           No auge do período da Redemocratização Brasileira (1985), Renato Russo conseguie captar de forma brilhante o momento pelo qual o País passava e foi capaz de inserir suas letras em músicas que se adequaram precisamente às grandes influências da banda, influências estas que permearam a carreira do grupo: ,                                             

           São do primeiro disco as belas "Por Enquanto", "Será", "Soldados" e "Geração Coca Cola". Renato aliou pesia com ideologia. O Legião mostrou que Brasília tem muito mais do que falsos políticos. Continua a conquistar fãs até hoje.

           SEX PISTOLS - NEVERMIND THE BULLOCKS

          

           O Grupo Idealizado por Malcom McLaren chega ao grande público em 1977. Aquilo que parecia ser só farra virou um marco e consolidou o movimento Punk. No disco, os Sex Pistols usam toda a fúria do punk para cuspirem fogo na Rainha, quebrarem barreiras e mostrarem que não só os músicos virtuoses têm espaço cativo no rock.

           Desde a capa amarela, que já é uma alusão à Anarquia, até o baixo nível musical, fica evidente o propósito de chocar e a vontade de radicalizar. As músicas de basicamente 3 acordes tipo "God save the Keen" são tocadas ferozmente e o furor dos seus (Sex Pistols) integrantes, principalmente Sid Vicious, acaba atraindo muito muito mais atenção do que propriamente a música. O trabalho da banda eterniza o lema do punk: "FAÇA VOCÊ MESMO".

           Beatles - (Sgt. Peper"s)

          

           Conforme declarou o próprio Paul McCartney, o disco foi inspirado no lendário Pet Sounds dos Beach Boys. Paul McCartney já chegou a dizer que "God Only Knows", deste mesmo disco, era a canção mais linda de todos os tempos. Realmente, a canção é belíssima mas os Beatles foram ainda mais à frente.                                             
                                                                      
           Belíssimo é também este disco dos Beatles. De 1967, faz parte da fase psicodélica da banda. Lá estão: With a Little Help from My Friends (extraordinariamente interpretada por Joe Cocker no festival de Woodstock), cujo título Lucy in the Sky With Diamonds significa uma apologia ao LSD) e a futurista "When I"m Sixty-Four". É possível "viajar" com este disco mesmo completamente careta.
          
           Pink Floyd - The Wall

          
          
           The Wall é uma ópera rock e, também, um álbum conceitual. Roger waters mostra toda a sua genialidade que assombrou o mundo com o teor de suas idéais e de suas músicas. O álbum ganhou 23 vezes o disco de platina. É isso mesmo! É o terceiro disco mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos. Vende e assombra até hoje. Foi reeditado pela 20ª vez no ano 2000. Lá se encontram "Another Brick In The Wall" (parte I e II ) e "Comfortably Numb".
                                             
           Uma versão cinematográfica de "The Wall" foi feita em 1982 sob o título de "Pink Floyd: The Wall". O filme foi dirigido pelo incrível Alan Parker e teve Sir Bob Geldof (o idealizador do Live Aid e do Live 8) no papel principal. O disco é histórico e extraordinário!

           ELVIS PRESLEY - ELVIS PRESLEY
                                                                                                                   
          
                                                                      
           Em 1956, Elvis, dono de um carisma insuperável,lança seu primeiro trabalho, varre o mundo e conquista multidões. Aliando a influência negra no rock com perfomances marcantes e contagiantes, se trnsforma em uma espécie de midas do Show Bizz. Tornou-se o primeiro artista a bater a casa de mais de um milhão de cópias vendidas.
                                             
           Chegou ao topo das paradas dos melhores LP"s da Billboard e permaneceu lá por dez semanas, além de ter estabelecido um recorde de cinco EPs (extended plays)lançados e que chegaram ao topo das paradas.
                                        
           Misturando Rock and roll com baladas, mostrou todo o seu talento para o mundo, de forma nunca vista e com um jeito de um jeito inigualável. Neste áblum estão "Heartbreak Hotel” e "Money Honey".
                                                                                                                                                                                              

           Chuck Berry – Chuck Berry Is On The Top

          

           Charles Edward Anderson Berry é seu nome de batismo.

           Foi um dos precursores do rock and roll e um de seu maiores representantes. O som do toque de sua guitarra sempre foi inconfundível. No início da década de 50, sacode o mundo com um de seus primeiro álbuns. Nele estão clássicos como “ROLL OVER BEETHOVEN" e “JONNY B.GOODE". Nascido 1926, influenciou, de alguma forma, todos os acima referidos e outros que não foram citados.
                                             
           Recentemente, foi divulgado que Chuck está para lançar um novo trabalho, após um hiato de mais de 20 anos. MAS POR TUDO QUE FEZ, INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER CONCEITO, NÃO PRECISA SE PREOUCUPAR EM FAZER MAIS NADA! OS FÃS DO BOM ROCK AND ROLL SÓ TEM A AGRADECER!
                                        
          


           Fotos: Divulgação



Foto(s) relacionada(s):   Os 10 cds obrigatórios na discoteca de todo roqueiro    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar