PUBLICAÇÕES

Sem Chuck Berry não haveria Rock in Rio


     




       Mais um Rock in Rio se aproxima, mas de fato só temos o prazer de curtir este badalado festival pelo fato de Chuck Berry (foto) ter passado pela Terra, ter nos dado o Rock e ter sido a mola propulsora de tudo o que este incrível estilo musical criaria e nos ofereceria. Chuck Berry era o nome artístico de Charles Edward (meu xará) Anderson Berry. O cara tinha que ser bom mesmo ! (risos)

     Tive a chance de vê-lo ao vivo aos 17 anos, na vez em que ele veio ao Brasil e já mais velho, em 2008, em outro show aqui no Rio. Na 1ª vez fiquei embasbacado de ver aquela lenda na minha frente no extinto festival Free Jazz. Na (2008) sabia muito mais da vida e já curtia o som dele, vendo a lenda bem mais envelhecida, me deixando certo de que só ele podia ter feito tudo o que fez pelo Rock.

 

     Berry começou a produzir e compor músicas nos anos 50, sendo, por isso, lembrado por muitos como o pai do movimento Rock. Conhecido por sucessos como "Sweet Little Sixteen", "Rock and Roll Music" e "Roll Over Beethoven", Chuck influenciou várias gerações do pop rock, incluindo as bandas Beatles e Rolling Stones e Beach Boys. Ele foi um dos primeiros músicos a colocar o ritmo Rock and Roll na Calçada da Fama (Hall of Fame) em Ohio, nos EUA. Ele sempre foi um baita músico, rebelde como pedia o estilo, inovador e o mais importante: muito autêntico.

     Para se ter uma ideia do que representou e a importância de Chuck Berry para o rock, o fantástico guitarrista dos Stones, Keith Richads, outra lenda do rock, publicou:

     "Eu nem sei se Chuck tem ideia do que fez. Eu acho que não Foi algo tão completo, uma grande sonoridade, um grande ritmo saindo da agulha de qualquer um dos discos de Chuck. Foi quando eu soube o que gostaria de fazer da minha vida." E acrescentou: "Eu não consigo falar de Chuck Berry porque eu simplesmente copiei todos os solos que ele tocou na vida”, escreveu ele. (assista ao vídeo)

      Em suma: Chuck Berry morre aos 90 anos, mas deixa um legado de “um bilhão de anos ou mais”

      Mais sobre a história e a iportância do músico no https://pt.wikipedia.org/wiki/Chuck_Berry e mais Stones no http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=581


Foto(s) relacionada(s):   Chuck Berry deixa um legado para tida a vida do Rock     


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar