PUBLICAÇÕES

Unesco institui e celebra o Dia Internacional dos Beatles




     Não foi por acaso que a Unesco, sigla para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura tomou esta decisão. Fundada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações, ela instituiu 16 de janeiro o dia Internacional dos inesquecíveis Beatles. Segundo a decisão da UNESCO, neste dia, em 1957, foi inaugurado o Cavern Club, em Liverpool. Lá aconteceu o primeiro show do lendário quarteto britânico.

     E foi No dia 30 de janeiro de 1969, em uma tarde fria em Londres, no alto do edifício sede da Apple Records, que os Beatles realizaram sua última apresentação para o “público”. Na realidade eles vinham de um difícil período de gravações e ensaios num estúdio londrino, onde gravavam o filme Let It Be (assista ao vídeo). As sessões foram terríveis, pois além da figura de Yoko Ono (grudada em John Lennon 24 horas), a banda estava brigando muito entre si. Desde o Álbum Branco, os quatro já não se entendiam muito no estúdio.




     

   
       Quando decidiram que "Let it Be" deveria ser gravado no novo, porém precário Apple Studios, os Beatles também pensaram que poderiam agir normalmente. As sessões no prédio da Apple ocorreram com mais calma, tanto que a ideia de tocar no telhado do prédio veio do próprio Lennon. Antes, Paul McCartney tinha planejado realizar um concerto no final das gravações. Locais no mundo inteiro foram procurados para o show, porém a maioria deles estava com as agendas lotadas. Então, os Beatles decidiram tocar no telhado do prédio. Até George Harrison, avesso a shows, gostou da ideia.

     Os Beatles tocaram durante 40 minutos, até a Polícia bater na porta da Apple e um nervoso produtor ficar tentando explicar que “Os Beatles” estavam tocando no telhado da Apple. Segundo o livro “The Beatles – Biografia” de Bob Spitz, a polícia nem sequer pediu para acabar com o show, apenas solicitou que os Beatles abaixassem o volume dos instrumentos. Porém, do jeito que eles eram firmes, , não houve acordo e o show teve que acabar antes que eles pudessem terminar o set previsto.



Fonte: http://eltonvaletavares.blogspot.com.br/2014/01/hoje-e-o-dia-mundial-dos-beatles.html

MAIS SOBRE BEATLES NO CADHUCARDOSO.COM NO LINK http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=509

Foto(s) relacionada(s):   Unesco institui o dia Internacional dos Beatles    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar