PUBLICAÇÕES

Roy Orbinson e sua música: Juntos até o fim



     
                                                                           
      Prezados amigos,

     Este site visará sempre compartilhar conhecimento, idéias, pesquisas e, principalmente, manter em voga um assunto fundamental na vida de todos: Música. Nesta matéria me atenho à obra e à carreira do fantástico Roy Orbinson.

          Cantor, compositor e lenda do Rock`n roll, Roy Kelton Orbison nasceu em 1936 em Vernon, no Texas/EUA. Roy aprendeu a tocar guitarra com seu pai, Orbie Lee. A partir daí, começou a tocar na escola e em programas de rádio. Na faculdade montou uma banda chamada Wink Westerners e transformou sua banda de country em uma banda de rock com o nome de The Teen Kings.

          Roy teve um certo sucesso no início de sua carreira mas não alcançou o mesmo patamar de seus contemporâneos como Elvis, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis. Elvis chegou a considerá-lo o maior cantor do mundo, mas o seu sucesso não chegou a alcançar patamares tão mais elevados, em termos de poupularidade. E não considerem esta declaração de Elvis um exagero. Vejam um trecho de seu show que tirei do youtube e coloquei abaixo. Observem a inconfundível voz do cantor e sua presença de palco junto com sua banda durante a execução de "Pretty Woman", hit eterno.

          Amigos, reparem no trecho final da canção. A coesão dos músicos durante a levada da música chega a criar uma especie de "duelo". Usando aqueles inconfundíveis óculos escuros e sem rodeios, deixa toda a platéia extasiada. O cara era "cool" (bacana), mesmo!

          Foi na gravadora Monument, durante os anos 60 que Orbinson escreveu e gravou alguns de seus maiores sucessos como "Blue Angel" (1960), "Running Scared" (1961), "Blue Bayou" (1963), "It"s Over" (1964), e a famosa "Oh Pretty Woman" (1964).
          
          Há uma história muito interessante na carreira de Roy Orbison: Em 1963, Roy foi o artista principal em um evento na Inglaterra que no primeiro show da noite, tinha a apresentação de 4 rapazes que estavam presentes ao espetáculo por fazerem parte de uma nova geração de músicos talentosos e, também, por serem grandes fãs de Robinson.
          
          Não seria nada de mais, se esses rapazes não fossem John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, e Ringo Starr que, logo seriam conhecidos mundialmente como os inesquecíveis The Beatles.
     
          No auge de sua fama, Roy perdeu sua esposa, Claudette, em um acidente de Motocicleta. Dois anos mais tarde, dois de seus três filhos morreram vítmas de um incêndio em sua casa, em Nashivile. Roy casou-se novamente em 1939 e teve mais dois filhos.
     
          Em 1969, Orbinson foi submetido a uma cirurgia de coração. No entanto, ele continuou a carreira embora sua popularidade tenha decaído muito. Mas, já no final da década de 70 e durante a década de 80, a carreira de Roy ressurgiu quando o grupo de rock norte-americano Van Halen lançou um cover de uma de suas canções," Pretty Woman". Isso fez com que o Roy voltasse ao Mercado da Música para regravar vários de seus clássicos.
     
          Os mais velhos hão de se lembrar de "I drove all night", que fez parte da trilha sonora da série americana Barrados no Baile, e também do sucesso "You got it", que volta e meia é a trilha de alguma campanha publicitária.

          Em 1980, Orbinson fez um dueto com Emylou Harris na música "That Loving You Feeling Again" e ganhou o Grammy. Em 1987, o filme "Veludo Azul" incluiu seu hit "In Dreams," na trilha sonora e, no final do mesmo ano, entrou para Rock "n" Roll Hall of Fame. No ano seguinte, um show foi gravado por ele para um canal de tv dos Estados Unidos, sibolizando um tributo à sua música. Na performance estavam amigos,lendas do rock e fãs.
     
          Roy também chegou a lançar um álbum com o título de "The Traveling Wilburys" junto com Bob Dylan, George Harrison e Tom Petty fazendo-o chegar ao Top Ten da parada americana
          
          Foi durante o seu retorno à fama que Roy Orbinson morreu vítma de um ataque do coração na noite de 06 de dezembro de 1988. O ano se encerrou mais triste mas, sua música ficou para sempre.
     
          O ano de 2007 vai chegando ao fim, depois de grandes shows de artistas brasileiros e internacionais e também com bons lançamentos na Indústria da Música, nos mais variados estilos, tanto no Brasil e quanto no exterior. E como dizia o saudoso roqueiro Frank Zappa: "A mente é como um pára-quedas: Só funciona, se estiver aberta".
     


Foto(s) relacionada(s):   Nova capa Roy    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar