PUBLICAÇÕES

Alguns dos geniais setentões da MPB e um pouco de suas Obras


     

      Se há uma palavra que define a contribuição de Jorge Ben Jor para a música brasileira, essa palavra é inovação. Ele é um músico que representa uma ponte entre ritmos tradicionais e sons estrangeiros. Considerado o pai do samba-Rock, estilo que mescla o Samba com Rock e Funk, influencia artistas até hoje. Seu Jorge é um deles. É dono de clássicos como "Chove Chuva" (assista ao vídeo) e "Mas que nada".

    
     
     
     Paulinho da Viola nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de Novembro de 1942. É um dos nossos últimos representantes do verdadeiro samba brasileiro e dono de uma voz que consegue transmitir sutileza e ao mesmo tempo sofisticação. É chamado de "Príncipe" por alguns dos grandes nomes da MPB, como Gal Costa e Caetano Veloso e por muito críticos. Portelense de carteirinha, foi lançado por mestre Cartola. Suas músicas são verdadeiros pemas. "Foi um rio que passou em minha vida" e "Sinal fechado" são exemplos.


     

      Artista notável na música brasileira, Gilberto Gil produziu um extenso repertório que é inovador e significativo. Junto com Caetano Veloso , é um dos pais da Tropicália, movimento (Tropicalismo) que floresceu durante a década de 1960 no Brasil. É vencedor de vários prêmios, como o de 1999 UNESCO Artista para a Paz Award. "Andar com Fé" e "Aquele Abraço" são duas de suas músicas mais famosas e reconhecidas. Vanguardista, Gil soube usar a Internet como ferramenta para a divulgação e a disseminação de sua obra e seu trabalho.



     
     Uma das vozes mais marcantes da música brasileira é a de Caetano Veloso. Além de bom cantor, é também compositor, guitarrista e poeta. Possui um dos maiores repertórios que um artista brasileiro já produziu. Caetano foi e é um dos fundadores do movimento Tropicália. `As vezes fala demais. Entretanto, Hits e canções como "Sampa" e "Eclipse oculto" não deixam macular sua carreira e sua rica obra.

   
    

      
     
      Exímio compositor e dono de uma das mais belas vozes do Brasil, Milton Nascimento é um dos destaques da música popular brasileira. Despontou nos anos de 1960, quando foi classificado no II Festival da Canção, da Globo. É ganhador de inúmeros prêmios e também reconhecido como grande nome da música latina. Suas músicas e suas letras englobam diversos temas, como sua terra, Minas Gerais, a negritude e o cristianismo. "Coração de estudante", "Travessia" e "Caçador de mim" (assista ao vídeo) são algumas de suas obras-primas.

Fotos: Divulgação


Foto(s) relacionada(s):   Lendas da MPB chegam aos 70 anos    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar