PUBLICAÇÕES

Primeiros passos de Paulinho e Elton / Álbum que juntou Paulinho da Viola e Elton Medeiros em 1968 ganha nova edição


Por Beto Feitosa




Dois dos maiores nomes do samba, Paulinho da Viola e Elton Medeiros dividiram em 1968 o LP Samba na madrugada. O álbum, que mostra os artistas em início de carreira, ganha nova e caprichada edição em CD pela Biscoito Fino e repõe em catálogo um importante documento do samba moderno, rebatizado como Na madrugada.

Pela primeira vez com seus nomes estampados na capa de um trabalho, os dois haviam participado dos conjuntos Os Cinco Crioulos e A Voz do Morro, que chegou a gravar três LP pela gravadora Musidisc entre 1965 e 1967. Esse vôo em dupla foi editado pela RGE em 1968, embora algumas fontes tragam como referência o ano de 1966. A produção do álbum conta com a participação de Hermínio Bello de Carvalho, que já havia dirigido os dois no musical Rosa de ouro.

Destaque para a banda que acompanhou os sambistas. A nobre ficha técnica revela participações de grandes músicos como Dino 7 Cordas, Copinha e até Raul de Barros. É um disco de arranjos magistrais e simples, seguindo o conceito impresso pelo título. Assim como eram seus primeiros encontros nas madrugadas do histórico Zicartola, reduto dos sambistas na época. O ano do lançamento é marcado por fortes acontecimentos políticos e pela invasão tropicalista. Mas o álbum da dupla prefere ganhar a avenida celebrando o samba e exaltando o amor, passando de leve por assuntos sociais.

                              A ivasão tropicalista

O repertório apresenta uma música que se tornaria clássica no repertório de Paulinho: 14 anos. Elton Medeiros trazia composições suas com parceiros do naipe de Cartola (O sol nascerá, Sofreguidão e Injúria) e Zé Kéti (Mascarada e Samba original). Os dois assinam, com Hermínio, Rosa de Ouro. Elton também apresenta parceria com Mauro Duarte (Maioria sem nenhum) e Paulinho com Candeia (Minhas madrugadas). Sozinho Paulinho assina Arvoredo, Momento de fraqueza, Jurar com lágrimas, Depois de tanto amor e Alô, alô. Apenas de Elton aparecem Sol da manhã e Minha confissão.

Retrato de artistas quando jovens, mas já mostrando ao que vieram. Talentos que estavam evidentes . O disco, tido como "álbum de cabeceira" por Sérgio Porto, merece lugar de destaque na história do samba moderno.



Foto(s) relacionada(s):   Lançamento do trabalho de Paulino da Viola e Elton    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar