PUBLICAÇÕES

Para rir ou para chorar? Festivais de música revivem os anos 1990


Fonte: Folha de S.Paulo



Não aguenta mais o revival dos anos 1980? Pois prepare-se para celebrar os anos 1990. Dois dos principais festivais pop que acontecem no Brasil neste segundo semestre de 2009 serão ancorados por artistas e bandas cujo auge foi alcançado há mais de dez anos.

A britânica Primal Scream é a primeira banda internacional confirmada no Planeta Terra. A segunda edição do Maquinaria está marcada para 7 e 8 de novembro, na Chácara do Jockey, em São Paulo (mesmo local onde ocorreu o show do Radiohead, no início do ano).

As duas principais atrações do evento são Faith No More e Jane"s Addiction, além do neometal Deftones. Os três grupos tocam no dia 7 de novembro.

No mesmo dia, mas no Playcenter, será realizada a terceira edição do Planeta Terra (já informado pelo site com as críticas das edições anteriores.Aprimeira banda internacional da escalação: a britânica Primal Scream. De novo?, digo eu.

Liderado pelo incansável vocalista Mike Patton (que andou rodando a esmo , o Faith No More estava parado desde 1998. Responsável por unir o rock com o hip hop e experimentalismos em álbuns como "The Real Thing" (1989) e o injustiçado "Angel Dust" (1992), o grupo foi reativado neste ano e vem frequentando a escalação de grandes festivais americanos e europeus.

Já o Jane"s Addiction fará seu primeiro show no Brasil e provavelmente incluirá várias faixas de "Ritual de lo Habitual", disco de 1990 que fez a banda ser mundialmente conhecida.

"Esse revival dos anos 1990 está acontecendo com força", afirma Milkon Chriesler, um dos produtores do Maquinaria. "O Rage Against the Machine fez uma turnê milionária. O Faith No More fechou festivais enormes na Europa."


                                             Disputa por público


Se até o ano passado a extensa cartela de festivais pop (Skol Beats, Tim Festival, Nokia Trends, Motomix etc.) fazia com que esses eventos disputassem entre si as mesmas bandas, em 2009 essa briga está condensada entre Planeta Terra e Maquinaria. Além da concorrência por artistas, eles vão competir por público, já que acontecem em 7 de novembro.

"[A coincidência de data] É ruim para os dois", diz Pablo Fantoni, diretor artístico do Planeta Terra. "Nós temos um festival grande que já está na terceira edição. Nem sabia que o Maquinaria existia."

O Planeta Terra deve ter 15 atrações, entre nacionais e internacionais. Ontem, além do Primal Scream, cujo último grande disco foi lançado em 2000, foram divulgados os nacionais Móveis Coloniais de Acaju e Macaco Bong. Com três palcos, o festival espera receber 15 mil pessoas no Playcenter.

"Não iríamos arriscar fazer o nosso festival em um local como a Chácara do Jockey, um lugar que já teve problemas em outros eventos, como o show do Radiohead. Não adianta chamar público grande se não tiver estacionamento adequado etc.", afirma Fantoni.

Já o Maquinaria deve anunciar pelo menos mais um ou dois nomes internacionais. "Estamos aguardando algumas confirmações de bandas que tocarão no segundo dia, o domingo. Serão artistas conceitualmente diferentes daqueles que se apresentam no sábado."

Chriesler diz que o evento reunirá 25 mil pessoas. "Meu festival não depende de patrocínio. O foco é a marca Maquinaria. A ideia é fazer o festival nos próximos dez anos."

Link do show histórico do Radiohead no Rio
http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=201



Classificação: não avaliado


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar