PUBLICAÇÕES

Lá se vão 15 anos sem Kurt Kobain


 

    

O ano era o de 1994. Mais precisamente o dia 05 de abril. No domingo se completam 15 anos da morte de Kurt Cobain, o último grande poeta da história do Rock and Roll. A vida seguiu. Parei de ouvir só este estilo e amplie meus horizontes. Continuei e continuo ouvindo muito Rock mas comecei a apreciar jazz, samba, mpb, black music, rap, música clássica, pop, blues e outras coisas bacanas.

Entretanto, nunca deixei de considerar o talento do líder do Nirvana, Kurt Donald Cobain, que com suas letras inteligentes varreu o mundo com a música "Smell like teen spirit" (Cheiro de espírito adolescente). Nela, ele criticava, em sua letra, a futilidade da nova geração. Com a música, o grupo de Seatle deixou Michael Jackson e Gun´n Roses para trás nas paradas musicais de todo o mundo. E olha que a banda estava vindo lá do interior dos Estados Unidos e não recebia o suporte de uma grande gavadora.

Além disso, ao lado de Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria)e atualmente vocal do Foo Fighters, Cobain foi capaz de reiventar este gênero com a ousadia de compensar músicas de 2 ou 3 acordes, com letras geniais, com um som de guitarras "sujas", apresentações explosivas (saídas de pequenos locais para grandes estádios) e uma postura de não estar nem aí para toda a fama e glamour que envolviam a carreira da banda. Só que depois se aproximou da pirada Cortney Love e se perdeu. A causa mortis de Kurt jamais ficou totalmente esclarecida. Nenhuma das versões apresentadas deixou claro o motivo da morte do guitarrista.

Vi um show histórico do Nirvana no extinto Hollywood Rock, na Apoteose, em 24 de janeiro de 1993. Na apresentação, o cara estava tão chapado que acabou fazendo o que não devia. Ao final do show, um músico amigo meu comentou comigo que odiou o show pois o cara errou quase todas as notas por estar totalmente doido.

Respondi prontamente que tinha tido essa impressão mas vi também uma entrega total à música que fazia. Do tipo: "Não sei direito o que faço aqui mas, mesmo assim, mando o meu recado. E finalizei dizendo: gostar é saber que falhas e acertos todos cometem. Só que, do jeito que estava, o cara morreu e não descobriu as falhas cometidas tanto no show, quanto na vida (se é que vocês me entendem). Mas quem viu, viu!


Sites com mais informação sobre a banda: http://www.geocities.com/hollywood/movie/6821/thecobain.html e http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/az/artista.asp?artistaID=Nirvana


Foto(s) relacionada(s):   15 anos da morte de Kurt Cobain: Líder do Nirvana    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar