PUBLICAÇÕES

Metal brasileiro vive sua noite de glória


 O sábado, dia 22/12 de dezembro, não vai ser esquecido tão cedo pela turma do metal, presente em bom número na tradicional casa de shows de Botafogo. Neste dia, o Canecão recebeu no seu palco os lendários músicos do grupo paulista Hangar e o ex vocalista do Víper, do Shaman e do Angra, o renomado Andre Matos. Os músicos são parte dos que lutam bravamente há anos pela vida do heavy metal brazuca.

Liderados por Nando Fernandez, o Hangar é formado pelo competente Aquiles Priester, pelo tecladista Fábio Laguna, por Nando Mello (baixo) e por Eduardo Martinez, na guitarra. No repertório do show estavam músicas do último cd (Reason of your conviction) de 2007, primeiro desde que Nando assumiu os vocais e que se caracteriza pelo requinte de muito peso e melodia. Outras do vasto repertório dos 10 anos de estrada da banda como “Last time” e “Inside your soul” não foram esquecidas e levaram o cantor a fazer um desabafo ao final, antes de se despedir.

Disse ele: “Fazer música no Brasil é muito difícil. Heavy metal é mais ainda. Mas depois de viver uma noite como esta, posso colocar a cabeça no travesseiro e pensar que não vou desistir”. Houve ainda tempo para o vocalista dar um mosh, causar delírio entre os fãs e conseguir se posicionar para assistir, ao lado deles, a atração mais esperada do 1º festival Metal Christmas Fest: o show de André Matos e sua nova banda.

Já passava da meia-noite, quando André e banda subiram ao palco e saudaram a massa. Ao seu lado estavam o baixista Luís Mariutti (ex-Angra e Shaman) e seu irmão, guitarrista virtuose Hugo Mariutti, além do performático baterista Eloy Casagrande, do fantástico guitarrista André Hernandes e do tecladista Fábio Ribeiro. Todos prontos para o show da turnê do trabalho “Time to be free”, que reúne músicas novas e sucessos de sua trajetória artística.

Daí para frente, foi um desfile de músicas famosas e consagradas das bandas de que André fez parte. A execução de “Separated way” um sucesso dos anos 80 da banda de hard-rock americana Journey e gravada somente para a edição lançada no Japão, onde André tem um séqüito de fãs, surpreendeu a todos os que o acompanham fielmente há anos e que lá estavam. Eu fui um deles.

                                      Admiração e provocação se misturam

A varredura dos clássicos da carreira do cantor paulista foi longe. De “Living for the night”, do Viper, onde tudo começou, na longínqua década de 80 até “Nothing to say’, do álbum Holly land, da época do grupo Angra nada foi esquecido. Esta fase foi também a mais rica e próspera de sua carreira. “Sail a tail”, misto de metal balada com música clássica, tocada pelo excelente guitarrista André Hernandes, e “Angels cry”, primeiro sucesso do Angra, levaram o local ao êxtase.

No bis, a festa se encerrou com “Lisbon”, do último ábum do qual André fez parte no tempo do Angra. A apoteótica “Endevour” (com André e Nando juntos no palco), faixa do último cd do ex-Angra, em que uma parte instrumental serve de sinal para a platéia de que o show está se encerrando, foi belíssima e ocorreu de uma forma primorosa. Assim como foi todo o espetáculo.

Fica o registro de uma noite memorável para os fãs de rock pesado. Porém, Matos não podia deixar de mandar o seu recado também. “Dizem por aí que a galera do metal não tem nada na cabeça e que destrói tudo. Quero ver o pessoal do pagode fazer um show desse porte, sem quebrar nada”. A ovação foi imensa e fez com que ele, com seu conhecido jeito poser, conquistasse mais e mais os seus fãs.

Foi o suficiente para uma pessoa comentar com um amigo por que razão admira tanto a carreira que Andre sempre procurou fazer. Por todas as bandas pelas quais passou, ele fez valer uma mescla de inovação e de atitude. Ufanismos à parte, deve-se elogiar plenamente a riqueza musical do trabalho do artista e de todos os componentes ao seu lado. Isso torna Andre um dos mais talentosos nomes do rock e de óperas de metal, fazendo com que ele seja requisitado para cantar e tocar ao lado de musicistas de maior renome e destaque do metal internacional.

Fotos Patrícia Moschini

http://www.hangar.mus.br:80/

http://www.andrematos.net/hotsite/








Foto(s) relacionada(s):   Metal brasileiro do bom faz a Festa de Natal no Rio     


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar