PUBLICAÇÕES

Música foi o dopping positivo na vida de atletas como Phelps nas Olimpíadas de Pequim


     


O super campeão Michael Phelps estava sempre com seu inseparável Ipod antes das provas de que participou nas Olimpíadas de Pequim. A música, mais uma vez, foi um elemento indispensável e imprescindível para motivar ainda mais os atletas nas competições na China, que se encerraram recentemente.

Phelps, que conquistou 8 medalhas de ouro, declarou ficar ainda mais ligado toda vez que caía na água do Cubo d´Água (local das provas de natação), após ouvir a canção do vídeo acima “Go Getta“, de Young Jeezy, no estilo hip hop. E comentou: “Eu a ouvia nos mundiais do ano passado e em todas as competições”. Afirmou também que, meia hora antes de cada disputa, escolhia um Rap ou Hip-hop para se motivar. O campeão acrescentou à sua lista de artistas favoritos, os famosos Snoop Dogg, 50 Cent e Eminem.

Em informação obtida na Internet,o psicólogo Costas Karageorghis, especializado em esporte, afirmou ter estudado, durante duas décadas, o uso da música entre os atletas e chegou à conclusão de que ela distrai a mente da fadiga e os estimula emocional e psicologicamente. Sua assertiva é fruto de uma pesquisa realizada com atletas.

Outro exemplo de atletas que usavam a música como motivação: os jogadores da seleção espanhola de basquete que, no Mundial-2006 do Japão, onde se destacaram, ouviam o tema “El busto”, de Ricky López, que os relaxava antes do jogo.

Independentemente da modalidade, a música tem se mostrado um elemento cada vez mais presente na preparação dos atletas antes das competições.
O tenista espanhol Rafael Nadal confessou que ouve canções do grupo mexicano Maná, do grupo americano Bon Jovi e do canadense Bryan Adams. Não me levem a mal mas, talvez por isso, ele deva bater com tanta raiva na bola).

Entre os atletas brasileiros, o que mais chamou foi Ronaldinho Gaúcho, que se arriscava em instrumentos musicais e ia fundo nos seus pagodes e no som de Marc Anthony. O resultado da campanha brasileira no futebol olímpico parece ter deixado bem claro que as bandas favoritas e as músicas de Ronaldinho não deviam ser das melhores.



Foto(s) relacionada(s):   Música é imprescindível para todos. Phelps confirma isso.    


Classificação: não avaliado


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar