PUBLICAÇÕES

Começar de novo: A Superação e a grandeza de atletas brilhantes


     

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, a atleta Terezinha Guilhermina ganhou todas as provas de que participou nas provas de 100, 800, 4x100 de atletismo, 4x400 dos VII Jogos Brasileiros Paraolímpicos. Ao final da competição, definiu sua participação como sendo uma oportunidade a mais em sua vida. “É um mundo especial, tenho uma característica incomum." declarou Terezinha.

Não bastassem os triunfos na pista, ela consegue sempre, como outros atletas fantásticos, superar suas deficiências, objetivando resultados (conquista de índices para os Jogos Parolímpicos de Pequim) e mais do que tudo: mostrar a grandeza daquilo que o ser humano é capaz de atingir.


Na VII edição dos Jogos Brasileiros, o powerlifting, modalidade estreante na competição, contou com dez atletas de diversas entidades. O esporte, que tem como finalidade o levantamento de peso, começou a ser praticado na década de 80 pelos cegos.

A modalidade, que ainda não é uma atividade Paraolímpica, é umas poucas que não precisam de adaptações: consiste em levantamento de três movimentos, supino, agachamento e terra. Os atletas B1(cego total), B2 e B3 (baixa visão) competem juntos dentro de suas categorias de peso. Para cada atleta são permitidas três tentativas e a melhor é valida para o final da competição.

Enumerar atletas da grandeza de nomes como o de Therezinha e de outos consagrados como Clodoaldo Silva e Ádria dos Santos mostra exatamente a determinação e a maneira de se ver, na prática, a famosa frase do célebre poeta Fernando Pessoa: Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

Abaixo, uma trilha do grande Ivan Lins com Alysson Takaki e Ricardo Nakamura que traduz precisamente este ideal. Por favor, ouçam e vejam a foto acima e celebremos o prazer de termos saúde para usufrirmos e navergamos pela Grande Rede Mundial de Computadores.

http://www.cbdc.org.br/novo_site/



Foto(s) relacionada(s):   Atletas fantásticos    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar